Seja Membro Entrar

Diversificar é atravessar fronteiras


Diversificar é atravessar fronteiras

Ao aprofundar o tema da diversificação, percebe-se que muitos investidores brasileiros ainda a restringem à simples divisão entre renda fixa e variável. No entanto, a verdadeira diversificação começa quando o portfólio ultrapassa fronteiras e se conecta a diferentes economias, moedas e ciclos de crescimento. É nesse ponto que o investimento global deixa de ser uma alternativa distante e se torna parte essencial de uma estratégia madura de gestão de patrimônio.

Como bem compara Daniel Haddad, estrategista da Avenue, investir apenas no Brasil é como entrar em um supermercado e ter acesso a uma única prateleira, enquanto, do outro lado, o investidor global tem à disposição corredores inteiros de oportunidades. A metáfora ilustra o desequilíbrio entre o tamanho da economia brasileira e a dimensão do mercado internacional, que oferece acesso a setores e empresas líderes em inovação e tecnologia.

A Bolsa americana, por exemplo, reúne cerca de 2.400 companhias listadas, enquanto a B3 conta com pouco mais de 415. Essa diferença não é apenas quantitativa, mas também qualitativa. Nos Estados Unidos, estão as empresas que definem tendências globais, de inteligência artificial e biotecnologia a energia limpa, semicondutores e segurança digital. Investir apenas no Brasil é restringir o potencial da carteira a um pequeno fragmento do mercado global, limitando a exposição a economias mais estáveis e diversificadas.

"Investir apenas no Brasil é como entrar em um supermercado e ter acesso a uma única prateleira, enquanto, do outro lado, o investidor global tem à disposição corredores inteiros de oportunidades."

Mesmo o Banco Central do Brasil segue esse raciocínio. Ele diversifica suas reservas em dólar, euro e ouro, exatamente para reduzir riscos domésticos e preservar valor em períodos de instabilidade. Se essa é uma estratégia de segurança para um país inteiro, por que não seria também para o investidor individual? A lógica é a mesma: proteger o patrimônio por meio da exposição a diferentes moedas e políticas monetárias.

Estudos reforçam essa visão. O professor William Eid Jr., da FGV EAESP, publicou uma análise comparando o desempenho dos investimentos no Brasil e nos Estados Unidos nas últimas décadas. O resultado impressiona: um investidor que aplicou US$ 1 milhão no S&P 500 há 30 anos teria acumulado quase US$ 12 milhões, enquanto quem permaneceu no Ibovespa teria cerca de US$ 3,6 milhões no mesmo período. A diferença mostra como a diversificação geográfica amplia horizontes e suaviza as oscilações típicas de economias emergentes.

Eid também comparou os retornos da renda fixa brasileira (CDI) com os títulos corporativos americanos de alto rendimento (high yield bonds). Embora o CDI tenha superado o retorno internacional no passado, especialmente entre 1995 e 2005, o contexto mudou. Hoje, com juros globais mais elevados e economias mais previsíveis, o investidor encontra fora do país alternativas consistentes para buscar estabilidade, liquidez e preservação de poder de compra no longo prazo.

Além da diferença de retorno, há um ponto que costuma passar despercebido: o risco de concentração no Brasil. Nossa economia é altamente dependente de poucos setores, commodities, bancos e consumo interno, o que torna o investidor exposto a fatores locais, como política fiscal e volatilidade cambial. Já o investidor global, ao acessar o mercado americano, tem exposição a empresas inovadoras e setores que lideram o crescimento mundial, como tecnologia, saúde e energia limpa. Essa amplitude reduz riscos e amplia o potencial de valorização ao longo do tempo.

Diversificar em dólar, portanto, mais do que proteger-se da volatilidade cambial é participar de um sistema financeiro globalizado, capaz de equilibrar ganhos e riscos em diferentes fases do ciclo econômico. Num mundo em constante transformação, essa postura representa independência e visão de longo prazo.

O investidor brasileiro deixa de ser refém de um único mercado e passa a ser protagonista de uma carteira resistente ao cenário local.

Fonte: Premium Freepik

*Os textos dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião da revista ECONOMY & LAW.

Artigo